Bolo Rei
















4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 tabletes de fermento biológico
1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de leite integral
5 ovos
3 colheres (sopa) de vinho do Porto
2 colheres (sopa) de casca de laranja ralada
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
4 colheres (sopa) de amêndoas picadas
1/2 xícara (chá) de uva passa sem semente
4 colheres (sopa) de nozes picadas
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
100 g de cerejas cristalizadas
Açúcar de confeiteiro e fios de ovos para a decoração.

Modo de preparação
Peneire a farinha de trigo em uma tigela e reserve. Em outro recipiente limpo, misture o fermento com 3 colheres (sopa) de açúcar até obter uma pasta. Misture o leite aquecido (morno) e 4 colheres (sopa) de farinha de trigo. Cubra o recipiente com um filme plástico e deixe crescer por 15 minutos.

Em outra tigela, coloque o vinho do Porto, 4 ovos, as raspas de laranja e bata rapidamente com um batedor manual. Reserve.

Em uma superfície lisa e limpa, coloque a farinha de trigo em um monte, faça uma cova no meio e adicione o azeite de oliva (reserve 1/2 colher de sopa) e o açúcar restante. Misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Acrescente a mistura que ficou levedando e amasse bem, juntando a mistura de ovos batidos. Sove a massa por pelo menos 5 minutos.

Adicione as uvas passas, as nozes, as amêndoas e metade das frutas cristalizadas. Misture delicadamente. Cubra com um filme plástico e deixe crescer por 1 hora.

Em seguida, modele a massa como um anel com um buraco de 15 cm no centro. Transfira a massa para uma assadeira untada com o azeite reservado. Deixe crescer por mais 30 min. Ligue o forno em temperatura média. Disponha o restante das frutas cristalizadas e as cerejas sobre o bolo e pressione ligeiramente. Pincele toda a superfície do bolo com o ovo restante batido e leve para assar por 40 min ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. Desenforme ainda morno e decore com açúcar de confeiteiro e fios de ovos.

Comentários

Postagens mais visitadas